sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Liderança de Deus.

Resistindo à opinião pública.

No estudo de hoje veremos que é mais importante seguir os planos de Deus que os planos humanos, nossos e dos outros. Para isso veremos, primeiro, o exemplo de 2 grandes líderes que foram diretamente contra a opinião pública, tornaram-se impopulares quando decidiram seguir às ordens de Deus. Mas depois o futuro lhes reservou grandes honras. Eles são Josué e Calebe.
  O texto-base do estudo é Números 13-14:45. Resumindo a história, Moisés mandou 12 espiões, um de cada tribo israelita, para observarem Canaã e colherem informações sobre seus habitantes, cidades e riquezas. Quando voltam, 10 deles dizem que a terra é boa, mas seu povo é muito forte e mora em cidades muradas. Eles terminam seu relatório dizendo que "Perto deles nós nos sentíamos tão pequenos como gafanhotos; e, para eles, também parecíamos gafanhotos." (Números 13:33) Enquanto isso os outros 2 espiões, Josué e Calebe, são convictos em afirmar que Israel poderia vencer os cananeus, se Deus os ajudasse:

"
A terra que fomos espionar é muito boa mesmo. Se o Senhor Deus nos ajudar, ele fará com que entremos nela e nos dará aquela terra, uma terra boa e rica." (Números 14:7-8)
  Apesar disso, o povo acreditou nas mentiras espalhadas pelos 10 espiões pessimistas (Números 13:32) e começou a se revoltar contra Moisés e Arão, os líderes dos israelitas. Mesmo assim, Josué e Calebe reafirmam que Canaã pode ser conquistada e com facilidade, se Deus os ajudar, e alertam o povo do perigo de duvidar das promessas do Senhor:

"
Porém não sejam rebeldes contra o Senhor e não tenham medo do povo daquela terra. Nós os venceremos com facilidade. O Senhor está com a gente e derrotou os deuses que os protegiam. Portanto, não tenham medo." (Números 14:9)
  Quando duvidamos das promessas de Deus, estamos duvidando da sua capacidade de cumprir, de ser fiel. E todos nós sabemos que quem não cumpre o que promete é mentiroso. Porém a Bíblia afirma que o Pai da Mentira é o Diabo (João 8:44). Existem mais de 70 versículos bíblicos comprovando a fidelidade de Deus, mas uma passagem particularmente bonita é essa:

"
Lembrem que o Senhor, nosso Deus, é o único Deus. Ele é fiel e mantém a sua aliança. Ele continua a amar por mil gerações aqueles que o amam e obedecem os seus mandamentos." (Deuteronômio 7:9)
  Israel, por duvidar e reclamar de Deus tantas vezes, teve que andar em círculos no deserto durante 40 anos, numa jornada que duraria 12 dias. Além disso, Deus puniu toda aquela geração de pouca fé com a morte, pois mesmo tendo visto o grande milagre que o Senhor fez no Egito, eles ainda duvidaram por 10 vezes (Números 14:21-23 e 27-35). Além disso, os 10 espiões que mentiram sobre a terra e ainda revoltaram o povo foram mortos por uma doença e só Josué e Calebes ficaram vivos (14:36-38).
  Um sinal de um bom líder espiritual é a sua habilidade em defender corajosamente a vontade de Deus em qualquer situação. Isso geralmente significa ficar sozinho contra a opinião pública e contra os conceitos e os estilos da cultura na qual vivemos. Josué acreditou na promessa de Deus para ver ela se cumprir sobre a nação de Israel, mas o povo descrente e desconfiado se recusou a ouvir. Josué, ao invés de olhar para a situação (cidades fortificadas, gigantes, etc) preferiu olhar para o poder de Deus, que já os tinha livrado dos egípcios de maneira maravilhosa. O avanço na vida espiritual requer fé, mas a descrença só vê "gigantes e cidades muradas" em vez da presença de Deus. A descrença olha para os obstáculos e a fé, para Deus. Josué e Calebe estavam dispostos a fazer algo impopular e chamar o povo para a fé verdadeira. Esse é o caráter dos homens e mulheres de Deus!
  Confiar em Deus não é desculpa para a preguiça e para a burrice. O povo de Israel teve que lutar e marchar para conquistar Canaã e não há uma ocasião em que Deus abençoa os preguiçosos e tolos, pelo contrário, os repreende:
  "Por mais que o preguiçoso deseje alguma coisa, ele não conseguirá, mas a pessoa esforçada consegue o que deseja." (Provérbios 13:4)
  "O chicote foi feito para o cavalo, e o freio para o jumento, mas a vara foi feita para as costas de quem não tem juízo." (Provérbios 26:3)
  Deus não criou o ser humano com inteligência por acaso. Nós temos um cérebro e devemos usa-lo. O problema é quando acreditamos que podemos agir racionalmente sem antes consultar a Deus e buscar a sua aprovação; devemos procurar viver de acordo com a Sua vontade, pois ela resulta no melhor para nós mesmos. O Senhor não fez tantos milagres no Egito à toa: Ele ajudaria os israelitas a conquistarem Canaã, que foi prometida por Ele à seus pais. Mas mesmo vendo tudo isso e sabendo disso, o povo não creu. Enquanto isso, Josué e Calebe se arriscaram ao defender a Deus e foram recompensados: foram os únicos daquela geração (da geração que saiu do Egito) a pisar na Terra Prometida!

AMAR A DEUS É CONFIAR NELE 

Postado : http://crucificadocomcristo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

e aii galera oq achou ?!