terça-feira, 25 de outubro de 2011

À espera do cumprimento das promessas de Deus


Em nosso meio, é comum ouvirmos histórias sobre as promessas de Deus feitas a homens e mulheres na Bíblia que foram contemplados com a intervenção divina ao seu favor, em cumprimento a uma promessa específica, feita a eles em algum momento de sua vida. Essas histórias edificam nossa fé, acalentam nossas esperanças e estimulam-nos a esperar que tudo aquilo que o Senhor nos prometeu se cumpra no tempo proposto por Ele, para a glória do Seu nome.
Tendo em vista a relevância desse assunto para uma vida cristã saudável e frutífera, é importante termos em mente que: 1) para as promessas de Deus se cumprirem na íntegra, precisamos aprofundar a nossa comunhão com o Senhor e ser obedientes à Sua Palavra; 2) o cumprimento delas se dá por etapas e passa obrigatoriamente por Jesus Cristo (2 Co 1.20); 3) todas as promessas são cumpridas para que Deus seja glorificado e para que possamos abençoar outras pessoas.
Também é indispensável saber que há três elementos necessários ao cumprimento das promessas divinas: nossa fé na ação infalível de Deus a nosso favor, a nossa cooperação com Ele e a glorificação do Seu nome.
Para vermos cumpridas as promessas de Deus, antes de tudo, precisamos acreditar que o Senhor nos ama, é fiel e que Ele fará tudo o que nos prometeu. Precisamos acreditar que Deus está ao nosso lado e fará o impossível se tornar possível para abençoar-nos!
Em Hebreus 11.1, é enfatizado: A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem. No versículo 6 de Hebreus 11, é dito que: Sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam. Ninguém pode ser abençoado pelo Senhor deixando-se levar pelas dúvidas a respeito de quem Ele é e de Sua fidelidade.
Deus promete abençoar-nos, mas exige que nos dediquemos e esforcemos para ver concretizadas as promessas dele em nossa vida. Devemos, pois, usar todo o nosso potencial para alcançar nossos objetivos e, na hora da luta, da prova, da necessidade, lembrar que o Senhor permite provas para estimular-nos a lutar em prol dos nossos ideais e projetos. Desse modo, quando eu e você enfrentamos lutas e nos esforçamos para transpor barreiras e obstáculos, exercitamos nossa fé, adquirimos experiência com Deus, crescemos, amadurecemos e aprendemos a dar valor à nossa vida e a todas as bênçãos que Ele nos concede.
O Altíssimo nos criou e conhece nossa capacidade e nossas limitações. Assim, muitas vezes após empregarmos o máximo do nosso potencial, Ele intervém a nosso favor, operando o esperado milagre e cumprindo Suas promessas.
Mas as bênçãos de Deus, na maioria das vezes, não se tornam realidade em nossa vida de uma só vez. Elas acontecem por etapas porque Deus conhece a nossa estrutura e nos concede as bênçãos de acordo com a nossa fé e nossa capacidade espiritual, emocional e física.
Então, durante a espera pelo cumprimento das promessas de Deus, tranquilize o seu coração. Peça ao Senhor para abrir os seus olhos, a fim de enxergar que Ele tem cumprido tudo quanto lhe prometeu por etapas, no tempo dele. Aquele que prometeu é fiel para cumprir Sua Palavra empenhada a você. Não se deixe dominar pela ansiedade.
E existiria alguma possibilidade de Deus não cumprir o que nos prometeu? Sim. Se não acatarmos as condições que Ele estabeleceu para o cumprimento delas. Se não estivermos em Cristo, se não crermos em Deus e não lhe obedecermos, não veremos o cumprimento das promessas do Senhor.
Aliás, ninguém verá o cumprimento das promessas bíblicas sem que primeiro esteja em Cristo. É Ele quem está à destra do Pai e concorda que é o momento certo para as recebermos. É o Senhor quem diz: “Pai, Eu concordo com a vitória desse meu irmão. Que seja assim como ele está pedindo, para a glória do Teu santo nome”. Assim, todas as promessas de Deus têm de obrigatoriamente passar pelo Senhor Jesus.
Você nunca recebeu Cristo como seu Salvador ou está afastado dos caminhos do Senhor? Então, arrependa-se de seus pecados, peça-lhe perdão e volte para a comunhão com Ele e com a Igreja. As promessas passam por Jesus. Quem o rejeita despreza a condição essencial para o cumprimento das promessas de Deus. Quem se afasta de Cristo se distancia das promessas e do Deus das promessas.
Lembre-se de que todas as promessas são cumpridas para que o Senhor seja glorificado por meio de nossa vida. É isso que constatamos na declaração de Paulo em 2 Coríntios 1.20: Todas quantas promessas há de Deus são nele sim; e por ele o Amém, para glória de Deus, por nós.
As promessas de Deus não se cumprem para provarmos que oramos mais, somos mais espirituais e temos maior intimidade com Deus do que nossos irmãos em Cristo.  Não somos abençoados por Deus para menosprezarmos outros ou pisarmos em quem é supostamente inferior a nós. Tampouco para nos tornarmos vaidosos, presunçosos. Não! Ele nos abençoa e cumpre Suas ricas promessas porque deseja que o Seu nome seja conhecido e glorificado entre os homens, outros se arrependam de seus pecados e se voltem para Ele, que é perdoador, clemente e misericordioso, tardio em irar-te, e grande em beneficência (Neemias 9.17b).
O Senhor também nos abençoa para confundir e calar os escarnecedores que zombam de nós em nosso trabalho, na faculdade e na vizinhança onde moramos. Assim que somos contemplados com os milagres do Altíssimo, aqueles que nos viam em lutas e tribulações nos veem vitoriosos e têm de curvar-se diante do Deus a quem servimos e glorificá-lo por Seus atos poderosos. Têm de reconhecer a grandeza do Senhor e exaltá-lo por tudo quanto Ele fez em nossa vida.
(mensagem extraída do livro Promessas de Deus, do Pr. Silas Malafaia, publicado pela Ed. Central Gospel)

Pr. Silas Malafaia

http://jornalpalavradevida.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

e aii galera oq achou ?!